Análise comercial de um curso a distância

Reading time: 3 minutes

[vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ width=”1/1″ tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default”][vc_column_text]Fase 1, Análise (diagnóstico) – 10 horas de trabalho para cada profissional de Design Instrucional e Professor Conteudista.

Fase 2, Design (Planejamento) – 40 horas para cada profissional professor conteudista que, junto com o designer, irá elaborar os materiais de design instrucional, mapa de atividades, storyboard, matriz de design instrucional, a fim de orientar toda e equipe que irá trabalhar no projeto.

Fase 3, Desenvolvimento – será necessária a inclusão de uma equipe multidisciplinar: Designer Instrucional (40 horas), Professor Conteudista (40 horas), Fotografo (4 Horas), Cinegrafista (3 diárias), Editor de vídeo (9 diárias), Revisor (serviço), Produtor de Mídias (20 horas) e uma verba para banco de dados de fotos que serão utilizadas para enriquecer o conteúdo.

Fase 4, Comercialização – nesta fase, uma equipe diferente será envolvida. Além dos profissionais designer instrucional (4 horas) e professor conteudista (4 horas), um programador designer irá trabalhar (durante 20 horas) para a implantação e design da plataforma de venda e comercialização (WordPress). O profissional de marketing digital (20 horas) também deve acompanhar o desenvolvimento deste material a fim de incrementar as vendas do produto. Os produtos que serão desenvolvidos nesta etapa são: leanding page, página web e-Commerce, e-mail marketing, campanha no Adwords e campanha Youtube. Todo este material deverá ser analisado pelo revisor (serviço).

Fase 5, Implementação – nesta fase, o professor conteudista e o designer instrucional desempenham mais um papel de acompanhamento, disponibilizando 4 horas de serviço, pois todo o material desenvolvido junto com o mapa de atividade e storyboard já foram entregues para a equipe de produção que irá implementar o conteúdo no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Foi destinado para o Web designer programador uma carga horária de 30 horas para este disponibilizar o material na plataforma. Mais uma vez, é necessário o trabalho do revisor e o início das atividades do Tutor, que fará um papel duplo como revisor e tutor. Desta forma, o tutor irá facilmente se familiarizar com o ambiente em que irá trabalhar.

Fase 6, Avaliação – nesta fase, após a finalização de cada turma, é necessária a verificação dos resultados. Esta etapa deve ser realizada pelo professor conteudista que, junto com o designer instrucional, irá avaliar se os objetivos de aprendizagem foram atingidos. Neste momento, é possível rever falhas e aperfeiçoar o material didático. O aluno também participa deste processo quando, ao final do curso, deve preencher um formulário de feedback com críticas e elogios sobre o curso.

O custo total para a fase de implantação que irá durar 24 semanas é de R$ 29.260,00 com a turma teste. Também foi feita uma proposta de manutenção dos cursos durante 12 meses que totalizou o valor de R$ 39.330,00.

A estimativa de custo total deste curso, previsto com distribuição de 1 ano, é de R$ 68.590,00. Esse valor total está demonstrado acima no Quadro 13, somando os custos relativos a cada etapa aos valores de Infraestrutura e Administração. O objetivo do planejamento do curso, depois de implementado, é preencher uma turma com 20 alunos por mês. Em 12 meses, então, 240 alunos estariam graduados. O valor definido após pesquisa de mercado para a comercialização deste curso é de R$ 300,00 para cada aluno. O retorno sobre o investimento deve ocorrer em no máximo 1 ano, com uma rentabilidade de R$ 72.000,00 e lucro líquido de R$ 3.410,00. Este curso será comercializado durante 2 anos, sendo que no segundo ano a lucratividade será bem maior, já que todos os gastos de implantação já teriam sido pagos.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Facebook Comentários
Facebook Comentários