Tempo de leitura: 1 minuto
A Matriz de Design Instrucional é um recurso complementar ao Mapa de Atividades, citado anteriormente, no qual atividades complexas podem e devem ser descritas para a equipe de montagem dos cursos, a fim de atingir todos objetivos da tarefa proposta. Normalmente, a matriz é utilizada em atividades de dinâmicas que precisam de um detalhamento maior, e estas devem ser muito bem planejadas para o sucesso do material. A Matriz de Design Instrucional deve ser referenciada no Mapa de Atividades, indicando que ela será desenvolvida separadamente. Ela tem como função principal desenvolver tarefas complexas, que seriam complicadas na exposição do Mapa de Atividades.
Na matriz, é possível identificar o detalhamento da dinâmica e o ambiente virtual onde esta será desenvolvida. Existe um campo que permite a especificação dos objetivos com maior liberdade e também os critérios de avaliação. É possível disponibilizar material de apoio complementar e definir para o programador quais seriam as atividades dos alunos. O Designer Instrucional ganha um campo maior de comunicação com sua equipe multidisciplinar.
O campo “feedback” tem a função de informar à equipe de tutores e professores o tempo que esta terá para avaliar (algo ou alguém), além de conter informações adicionais que a equipe queira repassar ao aluno.
Na Figura 2 serão demonstrados os campos de uma Matriz de Design Instrucional.
Fonte: Matriz de Design Instrucional UNIFEI
Figura 2 – Matriz de Design Instrucional.
Na figura 3, será apresentada a estrutura básica de informações de um storyboard.
Fonte: Story Board “ Aprenda a gravar vídeos para EaD”
Figura 3 – Estrutura básica Storyboard.