Reading time: 8 minutes
[vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ width=”1/1″ tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default”][vc_column_text]
Aula/
Semana (período) |
Unidade
(Tema principal) |
Subunidades
(Subtemas) |
Objetivos específicos | Atividades teóricas e mídias/ferramentas de EaD | Atividades práticas e mídias/ferramentas de EaD |
Aula 1
Semana 1 6 h 7 dias |
Conceitos | – Educação a distância e e-learning
– A Evolução Tecnológica, do e-Learning
– Videoaula e e-learning
|
– Compreender os conceitos da Educação a Distância.
– Reconhecer a evolução tecnológica do e-learning
– Identificar os diferentes tipos de videoaulas existentes no mercado
|
Atividade 1: Leitura do texto: Conceitos E-learning
Ferramenta: Arquivo Mídia: arquivos PDF
Atividade 3: Assistir vídeo: “Conceitos do e-learning” Ferramenta: Lição Mídia: arquivo .mov 2 horas duração.
Atividade 4: Leitura do texto: A evolução tecnológica do e-learning Ferramenta: Arquivo Mídia: arquivos PDF
Atividade 6: Assistir vídeo: “As diferentes tecnologias para o desenvolvimento de uma videoaula” Ferramenta: Lição Mídia: : arquivo .mov 2 horas duração.
|
Atividade 2: Questionário: Conhecimentos prévios dos alunos relativos aos conceitos de e-learning abordados no curso.
Ferramenta: Questionário Avaliativa: sim (DIAGNÓSTICA) Duração: 7 dias
Atividade 5: Fórum: “Quais são as ferramentas de e-learning disponíveis do mercado? Qual você utiliza? ” Ferramenta: Fórum Avaliativa: sim (DIAGNÓSTICA) Valor: 10 pontos – Peso: 1 Período: 7 dias
Atividade 7: Glossário Postagem de pelo menos 3 tipos de tecnologia para desenvolvimento de uma videoaula no glossário. Ferramenta: Glossário Avaliativa: Sim (FORMATIVA) Valor: 10 pontos / Peso 1 Duração: 6 dias |
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ width=”1/1″ tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default”][vc_column_text]
Aula/
Semana (período) |
Unidade
(Tema principal) |
Subunidades
(Subtemas) |
Objetivos específicos | Atividades teóricas e mídias/ferramentas de EaD | Atividades práticas e mídias/ferramentas de EaD |
Aula 2
Semana 2 6 h 7 dias |
Recursos para uma videoaula | – Equipe Envolvida
– Equipamento
– Iluminação
– Som
– Ilha de Edição
|
– Reconhecer a equipe envolvida em uma gravação de uma videoaula
– Reconhecer equipamentos de vídeo, iluminação, som.
– Reconhecer uma ilha de edição e principais softwares
– Sintetizar e demonstra o conhecimento adquirido sobre os vídeos |
Atividade 8: Leitura do texto: “A Importância da Equipe EAD / Vídeo”
Ferramenta: Arquivo Mídia: arquivos PDF Atividade 9: Assistir vídeo: “Profissionais Envolvidos Vídeos EAD” Ferramenta: Lição Mídia: arquivo .mov 1 horas duração. Atividade 10: Assistir vídeo: “Equipamentos: Princípios e Funcionamento” Ferramenta: Lição Mídia: arquivo .mov 2 horas duração. Atividade 11: Assistir vídeo: “Ilha de Edição Configurações básicas” Ferramenta: Lição Mídia: arquivo .mov 2 horas duração.
|
Atividade 12: Fórum: “Cite 3 novos equipamentos de vídeos, iluminação e som encontrados no mercado e discuta sobre eles. Comente pelo menos as postagens de dois colegas. ”
Ferramenta: Fórum Avaliativa: Sim (FORMATIVA) Valor: 10 pontos – Peso: 1 Período: 7 dias
Atividade 13: Questionário: “Equipamentos e Configuração básica de uma ilha de edição” Ferramenta: Questionário Avaliativa: sim (SOMATIVA) Valor: 10 pontos – Peso: 1 Período: 6 dias
|
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ width=”1/1″ tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default”][vc_column_text]
Aula/
Semana (período) |
Unidade
(Tema principal) |
Subunidades
(Subtemas) |
Objetivos específicos | Atividades teóricas e mídias/ferramentas de EaD | Atividades práticas e mídias/ferramentas de EaD |
Aula 3
Semana 3 6 h 7 dias |
Pré-Produção | – Planejamento
– Roteiro
|
– Identificar as etapas de planejamento de uma videoaula
– Identificar as etapas de um roteiro
– Conceber um roteiro |
Atividade 14: Leitura do texto: “Roteiro de uma videoaula”
Ferramenta: Arquivo Mídia: arquivos PDF
Atividade 15: Assistir vídeo: “Roteiro Planejamento” Ferramenta: Lição Mídia: arquivo .mov 3 horas duração.
Atividade 16: Assistir vídeo: “Escrevendo um roteiro” Ferramenta: Lição Mídia: arquivo .mov 2 horas duração. |
Atividade 17: Fórum: “Porque o Planejamento é fundamental para o desenvolvimento de uma videoaula? ”
Ferramenta: Fórum Avaliativa: sim (FORMATIVA) Valor: 10 pontos – Peso: 1 Período: 7 dias
Atividade 18: Hot Potatoes: “Palavra cruzada Roteirização” Ferramenta: Hot Potatoes Avaliativa: sim (FORMATIVA) Valor: 10 pontos peso: 1 Período: 7 dias
Atividade 19: “Roteiro de uma videoaula” Ferramenta: consultar Matriz do Design Instrucional com Dinâmica em grupo Avaliativa: sim (SOMATIVA) Mídia: arquivo .doc Valor: 10 pontos – Peso: 1 Período: 7 dias
|
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ width=”1/1″ tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default”][vc_column_text]
Aula/
Semana (período) |
Unidade
(Tema principal) |
Subunidades
(Subtemas) |
Objetivos específicos | Atividades teóricas e mídias/ferramentas de EaD | Atividades práticas e mídias/ferramentas de EaD |
Aula 4
Semana 4 6 h 7 dias |
Produção | – Filmagem | – Identificar conceitos básicos de filmagem
– Experimentar a gravação de uma videoaula |
Atividade 20: Assistir vídeo: “Conceitos Básicos de Filmagem com HDSLR, laptop, tablet ou celular”
Ferramenta: Lição Mídia: arquivo .mov 4 horas duração.
|
Atividade 21: Tarefa: “Gravar uma aula de 10 minutos utilizando HDSLR, tablet, celular ou laptop”
Ferramenta: Tarefa Avaliativa: não (SOMATIVA) Período: 7 dias
Atividade 22: Fórum: “Quais foram as dificuldades encontradas para gravar um vídeo? ” Ferramenta: Fórum Avaliativa: sim (DIAGNÓSTICA) Valor: 10 pontos – Peso: 1 Período: 7 dias
|
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ width=”1/1″ tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default”][vc_column_text]
Curso/Disciplina: Aprenda a gravar vídeos para EaD | Período: 6 semanas | Disponibilidade: 6 semanas | |||
Professor: João Ernani Antunes Costa Junior | Carga Horária: 30 h | AVA: Moodle | |||
Aula/
Semana (período) |
Unidade
(Tema principal) |
Subunidades
(Subtemas) |
Objetivos específicos | Atividades teóricas e mídias/ferramentas de EaD | Atividades práticas e mídias/ferramentas de EaD |
Aula 5
Semana 5 6 h 7 dias |
Pós
Produção |
– Edição Básica
– Finalização arquivo web
– – Postagem plataforma de vídeo – – -Orientação para compartilhar os vídeos em páginas html
|
– Reconhecer os conceitos básicos de edição e finalização de vídeos web
– Aplicar Edição de vídeos, postagem e compartilhamento
– Avaliar o conhecimento |
Atividade 23: Assistir vídeo: “Edição Básica, finalização e compartilhamento”
Ferramenta: Lição Mídia: arquivo .mov 3 horas duração.
|
Atividade 24: Tarefa: “Editar aula gravada na semana 4 Atividade 21”
Ferramenta: Tarefa Avaliativa: Sim (SOMATIVA) Mídia: arquivos .mov 10 min. Valor: 20 pontos – Peso: 1 Período: 7 dias
Atividade 25: Questionário: O aluno poderá avaliar o curso, apontando pontos positivos, negativos e dar sugestões. (Pesquisa de opinião) Ferramenta: Questionário Avaliativa: sim (DIAGNÓSTICA) Duração: 6 dias
|
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ width=”1/1″ tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default”][vc_column_text]O mapa de atividades tem como objetivo principal orientar toda a equipe envolvida no desenvolvimento de um curso EaD. Este mapa foi desenvolvido no formato semanal. O aluno deve ter participação mínima de 6 horas semanais, totalizando a carga horária de 30 horas. O conteúdo desenvolvido propõe vários tipos de avaliação, sendo elas: diagnósticas, formativas e somativas.
A pontuação total das aulas é de 100 pontos. O aluno deve atingir no mínimo 70 pontos e entregar o vídeo ao final do curso para receber o certificado. Todas as aulas foram desenvolvidas buscando atingir os objetivos específicos segundo a taxonomia de Bloom. Este curso foi pensado para a qualificação profissional do aluno, capacitando-o para exercer as funções de professor ou produtor de cursos online.
Como o mapa de atividade desenvolvido, o Designer Instrucional possui as habilidades necessárias para analisar as concepções pedagógicas do curso como demonstrado no Quadro 19.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]