Modelo Matriz Designer Instrucional

Tempo de leitura: 8 minutos

[vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ width=”1/1″ tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default”][vc_column_text]

Aula/

Semana

(período)

Unidade

(Tema principal)

Subunidades

(Subtemas)

Objetivos específicos Atividades teóricas e mídias/ferramentas de EaD Atividades práticas e mídias/ferramentas de EaD
Aula 1

Semana 1

6 h

7 dias

Conceitos – Educação a distância e e-learning

 

– A Evolução Tecnológica, do e-Learning

 

– Videoaula e e-learning

 

– Compreender os conceitos da Educação a Distância.

 

– Reconhecer a evolução tecnológica do e-learning

 

– Identificar os diferentes tipos de videoaulas existentes no mercado

 

Atividade 1: Leitura do texto: Conceitos E-learning

Ferramenta: Arquivo

Mídia: arquivos PDF

 

Atividade 3:  Assistir vídeo: “Conceitos do e-learning

Ferramenta: Lição

Mídia: arquivo .mov  2 horas duração.

 

Atividade 4: Leitura do texto: A evolução tecnológica do e-learning

Ferramenta: Arquivo

Mídia: arquivos PDF

 

Atividade 6: Assistir vídeo: “As diferentes tecnologias para o desenvolvimento de uma videoaula”

Ferramenta: Lição

Mídia: :  arquivo .mov  2 horas duração.

 

Atividade 2: Questionário: Conhecimentos prévios dos alunos relativos aos conceitos de e-learning abordados no curso.

Ferramenta: Questionário

Avaliativa: sim (DIAGNÓSTICA)

Duração: 7 dias

 

Atividade 5: Fórum: “Quais são as ferramentas de e-learning disponíveis do mercado? Qual você utiliza? ”

Ferramenta: Fórum

Avaliativa: sim (DIAGNÓSTICA)

Valor: 10 pontos – Peso: 1

Período: 7 dias

 

Atividade 7: Glossário Postagem de pelo menos 3 tipos de tecnologia para desenvolvimento de uma videoaula no glossário.

Ferramenta: Glossário

Avaliativa: Sim (FORMATIVA)

Valor: 10 pontos / Peso 1

Duração: 6 dias

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ width=”1/1″ tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default”][vc_column_text]

Aula/

Semana

(período)

Unidade

(Tema principal)

Subunidades

(Subtemas)

Objetivos específicos Atividades teóricas e mídias/ferramentas de EaD Atividades práticas e mídias/ferramentas de EaD
Aula 2

Semana 2

6 h

7 dias

Recursos para uma videoaula – Equipe      Envolvida

 

– Equipamento

 

– Iluminação

 

– Som

 

– Ilha de Edição

 

– Reconhecer a equipe envolvida em uma gravação de uma videoaula

 

– Reconhecer equipamentos de vídeo, iluminação, som.

 

– Reconhecer uma ilha de edição e principais softwares

 

– Sintetizar e demonstra o conhecimento adquirido sobre os vídeos

Atividade 8: Leitura do texto: “A Importância da Equipe EAD / Vídeo”

Ferramenta: Arquivo

Mídia: arquivos PDF

Atividade 9:  Assistir vídeo: “Profissionais Envolvidos Vídeos EAD”

Ferramenta: Lição

Mídia: arquivo .mov  1 horas duração.

Atividade 10:  Assistir vídeo: “Equipamentos: Princípios e Funcionamento”

Ferramenta: Lição

Mídia: arquivo .mov  2 horas duração.

Atividade 11:  Assistir vídeo: “Ilha de Edição Configurações básicas”

Ferramenta: Lição

Mídia: arquivo .mov  2 horas duração.

 

Atividade 12: Fórum: “Cite 3 novos equipamentos de vídeos, iluminação e som encontrados no mercado e discuta sobre eles. Comente pelo menos as postagens de dois colegas. ”

Ferramenta: Fórum

Avaliativa: Sim (FORMATIVA)

Valor: 10 pontos – Peso: 1

Período:  7 dias

 

Atividade 13: Questionário: “Equipamentos e Configuração básica de uma ilha de edição”

Ferramenta: Questionário

Avaliativa: sim (SOMATIVA)

Valor: 10 pontos – Peso: 1

Período: 6 dias

 

 

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ width=”1/1″ tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default”][vc_column_text]

Aula/

Semana

(período)

Unidade

(Tema principal)

Subunidades

(Subtemas)

Objetivos específicos Atividades teóricas e mídias/ferramentas de EaD Atividades práticas e mídias/ferramentas de EaD
Aula 3

Semana 3

6 h

7 dias

Pré-Produção – Planejamento

 

– Roteiro

 

– Identificar as etapas de planejamento de uma videoaula

 

– Identificar as etapas de um roteiro

 

– Conceber um roteiro

Atividade 14: Leitura do texto: “Roteiro de uma videoaula”

Ferramenta: Arquivo

Mídia: arquivos PDF

 

Atividade 15:  Assistir vídeo: “Roteiro Planejamento”

Ferramenta: Lição

Mídia: arquivo .mov  3 horas duração.

 

Atividade 16:  Assistir vídeo: “Escrevendo um roteiro”

Ferramenta: Lição

Mídia: arquivo .mov  2 horas duração.

Atividade 17: Fórum: “Porque o Planejamento é fundamental para o desenvolvimento de uma videoaula? ”

Ferramenta: Fórum

Avaliativa: sim (FORMATIVA)

Valor: 10 pontos – Peso: 1

Período: 7 dias

 

Atividade 18: Hot Potatoes: “Palavra cruzada Roteirização”

Ferramenta: Hot Potatoes

Avaliativa: sim (FORMATIVA)

Valor: 10 pontos peso: 1

Período: 7 dias

 

Atividade 19: “Roteiro de uma videoaula”

Ferramenta: consultar Matriz do Design Instrucional com Dinâmica em  grupo

Avaliativa: sim (SOMATIVA)

Mídia: arquivo .doc

Valor: 10 pontos – Peso: 1

Período: 7 dias

 

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ width=”1/1″ tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default”][vc_column_text]

Aula/

Semana

(período)

Unidade

(Tema principal)

Subunidades

(Subtemas)

Objetivos específicos Atividades teóricas e mídias/ferramentas de EaD Atividades práticas e mídias/ferramentas de EaD
Aula 4

Semana 4

6 h

7 dias

Produção – Filmagem – Identificar conceitos básicos de filmagem

 

– Experimentar a gravação de uma videoaula

Atividade 20:  Assistir vídeo: “Conceitos Básicos de Filmagem com HDSLR, laptop, tablet ou celular”

Ferramenta: Lição

Mídia: arquivo .mov  4 horas duração.

 

 

 

Atividade 21: Tarefa: “Gravar uma aula de 10 minutos utilizando HDSLR, tablet, celular ou laptop

Ferramenta: Tarefa

Avaliativa: não (SOMATIVA)

Período: 7 dias

 

Atividade 22: Fórum: “Quais foram as dificuldades encontradas para gravar um vídeo? ”

Ferramenta: Fórum

Avaliativa: sim  (DIAGNÓSTICA)

Valor: 10 pontos – Peso: 1

Período: 7 dias

 

 

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ width=”1/1″ tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default”][vc_column_text]

Curso/Disciplina: Aprenda a gravar vídeos para EaD Período: 6 semanas Disponibilidade: 6 semanas
Professor: João Ernani Antunes Costa Junior Carga Horária: 30 h AVA: Moodle
Aula/

Semana

(período)

Unidade

(Tema principal)

Subunidades

(Subtemas)

Objetivos específicos Atividades teóricas e mídias/ferramentas de EaD Atividades práticas e mídias/ferramentas de EaD
Aula 5

Semana 5

6 h

7 dias

Pós

Produção

– Edição Básica

 

– Finalização arquivo web

 

–               – Postagem plataforma de vídeo

–               -Orientação para compartilhar os vídeos em páginas html

 

– Reconhecer os conceitos básicos de edição e finalização de vídeos web

 

– Aplicar Edição de vídeos, postagem e compartilhamento

 

– Avaliar o conhecimento

Atividade 23:  Assistir vídeo:  “Edição Básica, finalização e compartilhamento”

Ferramenta: Lição

Mídia: arquivo .mov  3 horas duração.

 

 

 

Atividade 24: Tarefa:  “Editar aula gravada na semana 4 Atividade 21”

Ferramenta: Tarefa

Avaliativa: Sim (SOMATIVA)

Mídia: arquivos .mov 10 min.

Valor: 20 pontos – Peso: 1

Período: 7 dias

 

Atividade 25: Questionário: O aluno poderá avaliar o curso, apontando pontos positivos, negativos e dar sugestões. (Pesquisa de opinião)

Ferramenta: Questionário

Avaliativa: sim (DIAGNÓSTICA)

Duração: 6 dias

 

 

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” overlay_strength=”0.3″][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ width=”1/1″ tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default”][vc_column_text]O mapa de atividades tem como objetivo principal orientar toda a equipe envolvida no desenvolvimento de um curso EaD. Este mapa foi desenvolvido no formato semanal. O aluno deve ter participação mínima de 6 horas semanais, totalizando a carga horária de 30 horas. O conteúdo desenvolvido propõe vários tipos de avaliação, sendo elas: diagnósticas, formativas e somativas.

A pontuação total das aulas é de 100 pontos. O aluno deve atingir no mínimo 70 pontos e entregar o vídeo ao final do curso para receber o certificado. Todas as aulas foram desenvolvidas buscando atingir os objetivos específicos segundo a taxonomia de Bloom. Este curso foi pensado para a qualificação profissional do aluno, capacitando-o para exercer as funções de professor ou produtor de cursos online.

Como o mapa de atividade desenvolvido, o Designer Instrucional possui as habilidades necessárias para analisar as concepções pedagógicas do curso como demonstrado no Quadro 19.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Facebook Comentários
Facebook Comentários