Reading time: 3 minutes
2.2.2 Matriz de Design Instrucional
A matriz de Design Instrucional é um recurso complementar ao mapa de atividade, na qual atividades complexas podem e devem ser descritas para a equipe, a fim de atingir todos objetivos da tarefa proposta. Normalmente, a matriz é utilizada em atividades de dinâmicas que precisam de um detalhamento maior.
No Quadro 26, será apresentada a Matriz de Design Instrucional Aprender a gravar vídeos para Ead.
Quadro 26 – Matriz de Design Instrucional “Aprenda a gravar vídeos para EaD”
Ambiente virtual de aprendizagem: Moodle | Curso/disciplina: Aprenda a gravar vídeos para EaD
Designer Instrucional: João Ernani Antunes Costa Junior |
||
Identificação da Atividade | Detalhamento da Atividade | ||
AULA 3
Atividade 19 |
Título da dinâmica: “Roteiro de uma videoaula”
Descrição / proposta da dinâmica: A dinâmica consiste na criação de um roteiro e uma apresentação em PowerPoint, contendo um storyboard para a produção da videoaula. Etapas: 1. Assistir o vídeo sobre os diferentes formatos de videoaula produzidos, videoaula com apresentador, videoaula com apresentador + sincronização de slides, animação boneco com locução, capturada de tela, entrevistas, webinar, apresentação de PowerPoint com voz. 2. Formação de trios; 3. Fórum de discussão dos trios, divisão das funções apresentador, locutor, diretor, editor e roteirista; 4. Pesquisa individual no Youtube e postagem individual no fórum de diferentes vídeos e comentários sobre bibliografia e exemplos de obras de um profissional/grupo brasileiro de cada uma das três funções/áreas de atuação; 5. Produção dos slides (em formato PPT) com storyboard do roteiro (tarefa coletiva); 6. Postagem da apresentação na ferramenta Tarefa. |
||
Objetivo(s):
• Identificar os diferentes tipos de videoaula produzidos • Exemplificar os tipos de tecnologias utilizadas nos vídeos |
|||
Critérios / avaliação:
• Interação com os colegas; • Clareza, coesão e coerência textual; • Adequação da linguagem; • Utilização de recursos visuais nos slides; •Design dos slides • Postagem do arquivo (em formato DOC e PPT) da apresentação na ferramenta Tarefa; • Cumprimento do prazo. |
|||
Tipo de interação:
Em trios |
Prazo:
Duas semanas |
Ferramenta(s):
Escolha de grupos Fórum Tarefa |
|
Conteúdo(s) de apoio e complementar(es):
Vídeo com diferentes formatos de vídeos (gravação de telas, locutor com PowerPoint, apresentador com slide sincronizado); Ferramenta: Arquivo Mídia: arquivo em formato .MOV Roteiro contendo a aula desenvolvida pelo aluno Ferramenta: Arquivo Mídia: arquivo em formato PDF |
|||
Produção dos alunos / avaliação:
• Produção coletiva: apresentação em formato PPT |
|||
Feedback:
Produção coletiva: 7 dias úteis após o prazo limite para entrega da atividade. O feedback estará disponível na ferramenta notas e será apresentado em forma de comentário na própria atividade. |
Fonte: João Ernani
Foi desenvolvida uma dinâmica para a aula 3, atividade 19. Foi utilizada a matriz para demonstrar como funcionará a produção de um roteiro e o desenvolvimento do storyboard de uma forma coletiva, em que o aluno deve assistir um vídeo sobre os diferentes tipos de videoaula, formar um trio com alunos de interesse comum, participar do fórum de discussão e elaborar um roteiro, pesquisar individualmente outros tipos de videoaula não mencionados e criar um storyboard a partir do roteiro desenvolvido.