Reading time: 4 minutes
Ensino e aprendizagem: o que é, conceito e definição
Se você chegou a esse texto é porque tem interesse em saber mais sobre o conceito de ensino e aprendizagem.
Então irei abordar algumas ideias de ensino e mostrar ainda as contribuições provenientes dessa didática. Confira!
O que é aprendizagem?
O conceito de aprendizagem é muito amplo e sua definição não é simples de ser feita.
Há tempos a aprendizagem vem sendo associada ao fato de participarmos de algum processo que almeja o ensino, como por exemplo, frequentar as aulas da escola regular.
Mas só isso não significa o fato de aprender, pois é preciso levar em conta que a aprendizagem pode ocorrer e ocorre a qualquer momento e praticamente em tudo que fazemos.
Portanto sua definição parece ser a que aponta para um processo contínuo e ininterrupto em que descobrimos novas coisas e adequamos a elas ou mudamos nossa maneira de agir em função deste novo conhecimento.
6 etapas do processo de aprendizagem
- Conhecer (apontar, definir, enunciar, …)
- Compreender (descrever, discutir, esclarecer, … )
- Aplicar (demonstrar, dramatizar, empregar, … )
- Analisar (calcular, classificar, comparar, …)
- Sintetizar (articular, compor,criar, … )
- Avaliar (avaliar, validar, escolher, …
O que é ensino?
O que muitos pensam é que ensino e aprendizagem é a mesma coisa, mas definir ensino não algo fácil também, apesar de usarmos o termo em diversas situações da vida e do cotidiano.
O ensino vem sempre associado a ação, então nos parece que a melhor definição é aquela que de alguma forma irá levar uma pessoa a realizar uma ação da melhor maneira possível.
Perceba sempre que uma ação for executada de qualquer forma, mas quando entra o ensino é sempre no sentido de aperfeiçoa-la.
Tipos de inteligência
- Inteligência Linguística
É aquela onde o aluno elabora letras de músicas engraçadas na hora da aula, improvisando rimas e fazendo os colegas rirem com isso. - Inteligência Musical
É a inteligência em que a pessoa sabe tocar um instrumento que aprendeu sozinho, pesquisando vídeos e tal. - Inteligência Lógico-matemática
São pessoas que entendem muito rápido tudo que tem a ver com números e raciocínio dedutivo. - Inteligência Corporal-sinestésica
É aquela onde a criança que desde cedo se destaca em algum talento ou nos esportes tem seu próprio tipo de inteligência. - Inteligência Intrapessoal
É a inteligência tem a ver com o autocontrole, tipo o aluno que desde cedo já entende e obedece a todas as regras da escola é um bom exemplo disso. - Inteligência Espacial
Onde a pessoa craque do desenho consegue transmitir tudo com um lápis num espaço reduzido, o papel.
Lei também: O QUE É SER UM PROFESSOR? (ORIGEM E FUNÇÃO)
Paradigma behaviorista
Behaviorismo conhecido por comportamentalismo e psicologia comportamental, é um termo que integra diversas teorias da psicologia que tem como objeto de estudo o comportamento.
Exemplos:
- Exercícios de repetição;
- Ensino individualizado;
- Demonstrações para imitação;
- Memorização.
Paradigma cognitivista
Esse paradigma nasce em oposição ao paradigma comportamentalista, pois sua que sua maior atenção foi para o processo de aprendizagem em que o aprendiz está em construção contínua de seus conhecimentos, ampliando-os de forma a gerar novas estruturas articulando-as com o que já conhecia.
Exemplos:
- Ensino pela descoberta;
- Apresentação dos objetivos;
- Questionários orientados para a compreensão;
- Esquemas;
- Debates;
- Discussões;
- Estudo de casos.
Paradigma humanista
O paradigma humanista parece ao interpretativo por conter uma visão nominalista, anti-positivista, voluntarista e ideográfica, mas se diferencia do mesmo ao da importância de transcender as limitações das ordens sociais existentes, uma prerrogativa da sociologia da mudança radical.
Exemplos:
- Ensino individualizado
- Discussões
- Debates
- Painéis
- Simulações
- Jogos de Papéis
- Resolução de Problemas
Paradigma social
Refere-se ao conjunto de conceitos, valores, percepções e práticas partilhadas por uma comunidade e que produz uma maneira particular de ver a realidade, dando base para que esta se arranje.
Exemplos:
- Imitação;
- Debates;
- Jogos de papéis;
- Discussões.
Considerações Finais
Vimos então no texto que ensino e aprendizagem são processos ligados ao desenvolvimento pessoal, onde competências, comportamentos, habilidades, conhecimentos e valores são adquiridos ou modificados através de experiências, observação, estudo e raciocínio.
Gostou? Receba nossos artigos da newsletter e comente conosco sua opinião a respeito dos conteúdos!