Ensino e aprendizagem: o que é, conceito e definição

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Ensino e aprendizagem: o que é, conceito e definição

Se você chegou a esse texto é porque tem interesse em saber mais sobre o conceito de ensino e aprendizagem.
Então irei abordar algumas ideias de ensino e mostrar ainda as contribuições provenientes dessa didática. Confira!

O que é aprendizagem?

O conceito de aprendizagem é muito amplo e sua definição não é simples de ser feita.

Há tempos a aprendizagem vem sendo associada ao fato de participarmos de algum processo que almeja o ensino, como por exemplo, frequentar as aulas da escola regular.

Mas só isso não significa o fato de aprender, pois é preciso levar em conta que a aprendizagem pode ocorrer e ocorre a qualquer momento e praticamente em tudo que fazemos.

Portanto sua definição parece ser a que aponta para um processo contínuo e ininterrupto em que descobrimos novas coisas e adequamos a elas ou mudamos nossa maneira de agir em função deste novo conhecimento.

6 etapas do processo de aprendizagem

  1. Conhecer (apontar, definir, enunciar, …)
  2. Compreender (descrever, discutir, esclarecer, … )
  3. Aplicar (demonstrar, dramatizar, empregar, … )
  4. Analisar (calcular, classificar, comparar, …)
  5. Sintetizar (articular, compor,criar, … )
  6. Avaliar (avaliar, validar, escolher, …
Ensino e aprendizagem

O que é ensino?

O que muitos pensam é que ensino e aprendizagem é a mesma coisa, mas definir ensino não algo fácil também, apesar de usarmos o termo em diversas situações da vida e do cotidiano.

O ensino vem sempre associado a ação, então nos parece que a melhor definição é aquela que de alguma forma irá levar uma pessoa a realizar uma ação da melhor maneira possível.

Perceba sempre que uma ação for executada de qualquer forma, mas quando entra o ensino é sempre no sentido de aperfeiçoa-la.

Tipos de inteligência

  • Inteligência Linguística
    É aquela onde o aluno elabora letras de músicas engraçadas na hora da aula, improvisando rimas e fazendo os colegas rirem com isso.
  • Inteligência Musical
    É a inteligência em que a pessoa sabe tocar um instrumento que aprendeu sozinho, pesquisando vídeos e tal.
  • Inteligência Lógico-matemática
    São pessoas que entendem muito rápido tudo que tem a ver com números e raciocínio dedutivo.
  • Inteligência Corporal-sinestésica
    É aquela onde a criança que desde cedo se destaca em algum talento ou nos esportes tem seu próprio tipo de inteligência.
  • Inteligência Intrapessoal
    É a inteligência tem a ver com o autocontrole, tipo o aluno que desde cedo já entende e obedece a todas as regras da escola é um bom exemplo disso.
  • Inteligência Espacial
    Onde a pessoa craque do desenho consegue transmitir tudo com um lápis num espaço reduzido, o papel.

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Paradigma behaviorista

Behaviorismo conhecido por comportamentalismo e psicologia comportamental, é um termo que integra diversas teorias da psicologia que tem como objeto de estudo o comportamento.

Exemplos:

  • Exercícios de repetição;
  • Ensino individualizado;
  • Demonstrações para imitação;
  • Memorização.

Paradigma cognitivista

Esse paradigma nasce em oposição ao paradigma comportamentalista, pois sua que sua maior atenção foi para o processo de aprendizagem em que o aprendiz está em construção contínua de seus conhecimentos, ampliando-os de forma a gerar novas estruturas articulando-as com o que já conhecia.
Exemplos:

  • Ensino pela descoberta;
  • Apresentação dos objetivos;
  • Questionários orientados para a compreensão;
  • Esquemas;
  • Debates;
  • Discussões;
  • Estudo de casos.

Paradigma humanista

O paradigma humanista parece ao interpretativo por conter uma visão nominalista, anti-positivista, voluntarista e ideográfica, mas se diferencia do mesmo ao da importância de transcender as limitações das ordens sociais existentes, uma prerrogativa da sociologia da mudança radical.
Exemplos:

  • Ensino individualizado
  • Discussões
  • Debates
  • Painéis
  • Simulações
  • Jogos de Papéis
  • Resolução de Problemas

Paradigma social

Refere-se ao conjunto de conceitos, valores, percepções e práticas partilhadas por uma comunidade e que produz uma maneira particular de ver a realidade, dando base para que esta se arranje.
Exemplos:

  • Imitação;
  •  Debates;
  • Jogos de papéis;
  • Discussões.

Considerações Finais

Vimos então no texto que ensino e aprendizagem são processos ligados ao desenvolvimento pessoal, onde competências, comportamentos, habilidades, conhecimentos e valores são adquiridos ou modificados através de experiências, observação, estudo e raciocínio.

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