Concepção pedagógica de um curso a distância

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Quadro 19 – Concepção Pedagógica

Concepção pedagógicaAtividade no CursoFerramentas
TeóricaPrática
Sociointeracionismo 5,12,17,22Fórum
 19Tarefa (em grupo)
Construtivismo1,4,8,14, URL (texto hiperlink, vídeos)
3,6,9,10,11,15,16,20,23 Lição
 2,13,25Questionário
 7Glossário
 21,24Tarefa (individual)
 18Palavras cruzadas

Fonte: João Ernani

A concepção pedagógica desenvolvida foi baseada na teoria de Vygotsky que entende o homem e seu desenvolvimento numa perspectiva sociocultural, ou seja, percebe que o homem se constitui na interação com o meio em que está inserido (RESENDE, 2009). Por isso, sua teoria ganhou o nome de socioconstrutivismo, sendo também denominada sociointeracionismo[1].

Utilizando-se de diversas ferramentas disponibilizadas pelo AVA como o fórum e as tarefas em grupo, possibilita-se a interação entre os alunos nas quais estes podem trocar experiências, participar, interagir e compartilhar seus conhecimentos e trocarem informações de conhecimento e culturais.

Segundo Piaget, o crescimento cognitivo da criança se dá através de assimilação e acomodação. O indivíduo constrói esquemas de assimilação mentais para abordar a realidade. Piaget considera as ações humanas e não as sensações como a base do comportamento humano. O pensamento é, para ele simplesmente a interiorização da ação. Só há aprendizagem quando o esquema de assimilação sofre acomodação.

Para um aprendizado mais eficiente e a assimilação do conteúdo, utiliza-se diversos recursos visuais como texto e audiovisual em atividades teóricas. Utiliza-se, também, de outras ferramentas práticas como questionários, glossários, palavras–cruzadas e atividades individuais para que o aluno seja capaz de acomodar todo o conhecimento adquirido, como nos indica a citação abaixo:

(…) o aprendizado adequadamente organizado resulta em desenvolvimento mental e põe em movimento vários processos que, de outra forma, seriam impossíveis de acontecer. Assim, o aprendizado é um aspecto necessário e universal do processo de desenvolvimento das funções psicológicas culturalmente organizadas e especificamente humanas (VYGOTSKI, 2003, p. 118).

No Quadro 20, demonstra-se a Diversidade das Atividades

Quadro 20 – Diversidade das Atividades

AulaAtividades TeóricasAtividades Práticas
11,3,4,62,5,7
28,9,10,1112,13
314,15,1617,18,19
42021,22
52324,25
Total1312
%52%48%

Fonte: João Ernani

O curso foi dividido de uma forma balanceada entre as atividades práticas e teóricas, enfatizando a importância da teoria caminhar junto com a prática para facilitar o desenvolvimento do aprendizado do aluno.

Conforme demonstrado no quadro, a diversidade de conteúdo é de extrema importância e foi distribuída de forma com que o aluno aprendesse de fato com a teoria e que coloque em prática tudo que aprendeu.

No quadro 21, demonstra-se a Cronologia da Carga Horária:

Quadro 21– Cronologia da Carga Horária

AulaDiasCarga Horária por Aula
176
276
376
476
576
Total3530
Semanas5
Carga horária média por aula6
Carga horária média diária0,857142857
Carga horária média semanal6

Fonte: João Ernani

O Designer Instrucional deve equilibrar a carga horária com a complexidade de cada atividade e também deve ficar atento com o tempo estimado para a dedicação de cada aluno. Neste curso, estimamos uma carga horária de 6 horas por semana, fornecendo ao aluno uma carga horária média diária de 51 minutos. No entanto, esse cálculo dependerá da gestão de tempo por parte do aluno, pois este poderá tanto concluir o curso em 7 dias quanto desenvolver todas as atividades em um dia somente. Essa liberdade só não é aplicada às só atividades em grupo nas quais o aluno deve dedicar o tempo em sincronia com os outros alunos.

O curso teve toda sua carga horária dividida em 5 aulas, com carga horária de  6 horas por semana, conforme demonstrado no Quadro 21.

No Quadro 22, demonstra-se a diversidade de mídias utilizadas e como estas podem atingir diferentes estilos de aprendizagem.

Quadro 22– Divisão das Atividades Percentual

ATIVIDADES RELACIONADAS AOS DIFERENTES ESTILOS DE APRENDIZAGEM 
DIMENSÕESESTILOS DE APRENDIZAGEMAULAATIVIDADESRECURSOS 
 
 

 

 

 

 

 

 

RECEPÇÃO

 

 

 

 Aula 13,6Vídeo 
 Aula 11,4pdf 
 Aula 29,10,11Vídeo 
VISUALAula 315,16Vídeo 
 Aula 420Vídeo 
 Aula 523Vídeo 
 Aula 13,6Vídeo 
 Aula 29,10,11Vídeo 
VERBALAula 315,16Vídeo 
 Aula 420Vídeo 
 Aula 523Arquivo PDF 
PERCEPÇÃOINTUITIVOAula 12Chat, Fórum 
Aula 17Glossário 
Aula 28pdf 
 

 

 

 

 

 

 

PROCESSAMENTO

 

 

 Aula 15Fórum 
 Aula 212Fórum 
ATIVOAula 319Youtube 
 Aula 421Fórum coletivo 
 Aula 524Pesquisa 
 REFLEXIVOAula 317Fórum 
 Aula 422Livro digital 
COMPREENSÃO 

 

 

GLOBAL

Aula 213Questionário 
Aula 314Fórum 
Aula 525Hipertexto 
 

 

ORGANIZAÇÃO

INDUTIVOAula 318Hot potatoes 

Fonte: João Ernani

Como demonstrado no Quadro 22, pode-se observar a grande diversidade mídias utilizadas de atividades. Esta diversidade busca atender os estilos de aprendizagem de cada aluno. Pode-se notar que se utiliza em grande parte do curso o audiovisual e este estimula vários tipos de aprendizagem pela capacidade de mesclar áudio vídeo e textos. Também é utilizada a percepção intuitiva e sensorial. São disponibilizados trabalhos práticos em grupos ou individuais para estimular o ensino e aprendizagem destes alunos.

Utiliza-se também a metodologia de organização dedutiva em que o aluno aprende os princípios gerais e aplica na prática todo o seu conhecimento.

Utiliza-se a atividade Fórum para estimular os alunos a debater o assunto e trocarem experiências sobre o assunto. As atividades de tarefa no final do curso propõem um momento de prática na qual o aluno pode demonstrar que todo o conhecimento foi assimilado durante o curso.

No Quadro 23 é demonstrado como foi aplicado a taxonomia de Bloom

Quadro 23– Objetivos e Taxonomia de Bloom

OBJETIVOS SEGUNDO A TAXONOMIA DE BLOOM
AULANÍVEIS COGNITIVOS DAS OPERAÇÕES MENTAISVERBOS/PROCESSOSATIVIDADES RELACIONADAS AOS OBJETIVOS
Aula 1conhecimentoCompreender2
compreensãoReconhecer5
conhecimentoIdentificar7
Aula 2compreensãoReconhecer8,,9,10,13
aplicaçãoSintetizar12
Aula 3aplicaçãoIdentificar14,15
aplicaçãoConceber19
Aula 4conhecimentoIdentificar20,21
análiseExperimentar21
Aula 5conhecimentoreconhecer23
aplicaçãoaplicar24
avaliaçãoAvaliar25

Fonte: João Ernani

Ao analisar o Quadro 23, é possível analisar a importância desta ferramenta para o desenvolvimento do curso. Os verbos que foram utilizados devem orientar os professores no desenvolvimento de seus cursos.

A utilização dos verbos, em cruzamento com os níveis cognitivos mentais do aluno, ajuda o professor a focar no aluno e determinar qual o objetivo que deve ser atingido com as atividades propostas no mapa. Esta ferramenta possibilita que o professor analise se os objetivos propostos serão atingidos.

No Quadro 24 é demonstrado como foi distribuída as mídias utilizadas

Quadro 24– Distribuição das ferramentas e mídias conforme interação

DISTRIBUIÇÃO DAS FERRAMENTAS E MÍDIAS CONFORME A INTERAÇÃO
AULAATIVIDADESFerramentas Ativ. TeóricasFerramentas Ativ. PráticasMÍDIAS
11Arquivo texto em pdf
2 Questionário 
3Lição Vídeo Vimeo
4Arquivo texto em pdf
5 Fórum 
6Lição Vídeo Vimeo
7 Glossário 
28Arquivo texto em pdf
9Lição Vídeo Vimeo
10Lição Vídeo Vimeo
11Lição Vídeo Vimeo
12 Fórum 
13 Questionário 
314Arquivo texto em pdf
15Lição Vídeo Vimeo
16Lição Vídeo Vimeo
17 Fórum 
18 Hot potetoes 
19 Dinâmica (matriz) 
420Lição Vídeo Vimeo
21 Tarefa 
22 Fórum 
623Lição Vídeo Vimeo
24 Tarefa 
25 Questionário 

Fonte: João Ernani

O curso utiliza a ferramenta “lição” como base para a formatação do curso e facilitar a navegação entre atividades. A ferramenta “lição” serve como uma página com painel de navegação onde é possível criar botões de “Avançar” e “Voltar” para quem está visualizando os vídeos. Também pode ser utilizada com a ferramenta “questionário” para verificar o aprendizado do aluno. Os textos serão disponibilizados na ferramenta “arquivo”. E os fóruns ficarão disponíveis sempre no início de cada aula.  A ferramenta Hot Potatoes e as tarefas são utilizadas para criar um dinamismo no curso e diversificação de ferramentas.

No Quadro 25 é feita as Avaliações Previstas nas Aulas e Suas Dimensões

Quadro 25– Avaliações Previstas nas Aulas e Suas Dimensões

AVALIAÇÕES PREVISTAS NAS AULAS E SUAS DIMENSÕES
AULAATIVIDADESDIAGNÓSTICAFORMATIVASOMATIVA
 5,2X  
1
Semana 17 X 
 12 X 
2
Semana 213  X
 17,18 X 
3
Semana 319  X
421  X
Semana 422X  
 24  X
5
Semana 525X  

Fonte: João Ernani

Neste quadro, como pode-se conferir, a distribuição dos tipos de avaliações está por igual, sendo:

– 4 Avaliações diagnósticas, na qual o professor consegue determinar o grau de conhecimento do seu aluno.

– 4 Avaliações formativas, na qual o professor consegue analisar se os alunos estão aprendendo o conteúdo ministrado.

– 4 Avaliações somativas, na qual o professor analisa e propõe atividades para novos conhecimentos adquiridos.

[1] Ver mais em Priscila Romero <https://goo.gl/YmLDjA>

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