Taxonomia de Bloom: O Que É e Como Usar para Montar um Curso

Taxonomia de Bloom: O Que É e Como Usar para Montar um Curso

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A Taxonomia de Bloom é uma ferramenta amplamente utilizada na educação para definir objetivos de aprendizagem e estruturar cursos. Neste artigo, vamos explorar o que é a Taxonomia de Bloom e como você pode usá-la para montar um curso eficaz, utilizando um mapa mental como suporte.

O Que é a Taxonomia de Bloom?

A Taxonomia de Bloom foi desenvolvida pelo educador Benjamin Bloom e seus colegas na década de 1950. Trata-se de uma classificação de objetivos educacionais em diferentes níveis de complexidade e especificidade. A versão original consiste em três domínios:

  1. Cognitivo (conhecimento e habilidades intelectuais)
  2. Afetivo (atitudes e valores)
  3. Psicomotor (habilidades motoras)

Como Usar a Taxonomia de Bloom para Montar um Curso

Passo 1: Definir o Objetivo Principal do Curso

O primeiro passo na criação de um curso é definir o objetivo principal. Pergunte a si mesmo: o que os alunos serão capazes de fazer ao finalizarem o curso? Esse objetivo geral guiará toda a estrutura do seu curso.

Passo 2: Utilizar a Taxonomia de Bloom para Selecionar Verbos Adequados

Com o objetivo principal em mente, consulte a Taxonomia de Bloom para selecionar os verbos que descrevem as habilidades e conhecimentos que você espera que os alunos desenvolvam. A taxonomia é dividida em seis níveis no domínio cognitivo, que são:

  1. Conhecimento: Recordar fatos e conceitos básicos (ex: listar, definir).
  2. Compreensão: Explicar ideias ou conceitos (ex: descrever, discutir).
  3. Aplicação: Usar informações em novas situações (ex: implementar, usar).
  4. Análise: Distinguir entre diferentes partes e entender suas inter-relações (ex: comparar, categorizar).
  5. Síntese: Compilar informações de diferentes fontes para criar algo novo (ex: criar, projetar).
  6. Avaliação: Julgar o valor de informações e ideias (ex: avaliar, justificar).

Passo 3: Estruturar os Módulos do Curso

Depois de definir o objetivo principal e escolher os verbos apropriados, comece a pensar nos módulos do curso. Cada módulo deve ter um objetivo claro, e a Taxonomia de Bloom pode novamente ser utilizada para definir esses objetivos. Pergunte-se: qual é o objetivo deste módulo? O que o aluno será capaz de fazer ao final deste módulo?

Passo 4: Usar um Mapa Mental para Organizar as Ideias

Para ajudar na organização das suas ideias e garantir que todos os aspectos do curso estejam cobertos, utilize um mapa mental. O mapa mental é uma ferramenta visual que permite estruturar os módulos de forma clara e lógica, facilitando a visualização das conexões entre os diferentes tópicos.

Passo 5: Definir Objetivos para Cada Aula

Ao criar uma aula, pergunte-se: o que o aluno deve ser capaz de fazer ao final desta aula? Com essa informação em mente, você pode montar os slides ou o roteiro da aula, garantindo que cada sessão de ensino esteja alinhada com os objetivos de aprendizagem definidos.

Conclusão

A Taxonomia de Bloom é uma ferramenta poderosa para a criação de cursos bem estruturados e eficazes. Ao definir claramente os objetivos de aprendizagem e utilizar verbos apropriados, você pode garantir que os alunos desenvolvam as habilidades e conhecimentos desejados. O uso de um mapa mental pode complementar esse processo, ajudando a organizar e visualizar a estrutura do curso de maneira clara.

Exemplos Práticos

Para ilustrar o uso da Taxonomia de Bloom na prática, vamos considerar um curso de “Introdução à Programação”. Aqui está um exemplo de como os objetivos de aprendizagem e os módulos podem ser estruturados:

  • Objetivo Principal do Curso: Ao final do curso, os alunos serão capazes de desenvolver programas simples em uma linguagem de programação específica.
  • Módulo 1: Fundamentos da Programação
    • Objetivo: Conhecer os conceitos básicos de programação.
    • Verbo (Taxonomia de Bloom): Definir, listar.
  • Módulo 2: Estruturas de Controle
    • Objetivo: Aplicar estruturas de controle em programas.
    • Verbo (Taxonomia de Bloom): Implementar, usar.
  • Módulo 3: Funções e Procedimentos
    • Objetivo: Analisar e criar funções e procedimentos.
    • Verbo (Taxonomia de Bloom): Criar, categorizar.
  • Módulo 4: Depuração e Testes
    • Objetivo: Avaliar e corrigir erros em programas.
    • Verbo (Taxonomia de Bloom): Avaliar, justificar.

Espero que este artigo tenha fornecido uma visão clara de como a Taxonomia de Bloom pode ser utilizada para criar cursos eficazes. Ao seguir esses passos e utilizar as ferramentas certas, você estará no caminho certo para desenvolver cursos que realmente façam a diferença na aprendizagem dos seus alunos.

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