Reading time: 4 minutes
O projeto desenvolvido para o curso “Aprenda a gravar vídeos para EaD” tem como objetivo principal levantar dados e estudar a viabilidade econômica e financeira para a implantação de um curso com carga horária de 30 horas. Este projeto irá orientar toda a equipe multidisciplinar envolvida na produção, enfatizando um cronograma de implantação, além de sinalizar riscos e estratégias para a equipe de produção.
O curso desenvolvido tem uma duração de 30 horas, sendo estas aulas divididas em seis semanas, com uma carga horária semanal de cinco horas. O curso ficará disponível para o aluno durante um período de nove semanas, demonstrando a flexibilidade dos cursos em EaD.
O público alvo definido é formado por profissionais da educação, palestrantes, professores e educadores em geral, que pretendem aprender a gravar uma videoaula da pré até a pós-produção, compartilhando seus conhecimentos e aumentando sua audiência. Os alunos aprenderão a gravar e, ao final do curso, disponibilizarão o conteúdo em portais de vídeos como Youtube ou Vimeo, podendo integrar estes vídeos a um Ambiente Virtual de Aprendizagem se estes desejarem.
O perfil do público alvo não deve ficar restrito aos fatores demográficos tradicionais (Idade, localização, sexo, raça e renda) mas também devem ser considerados novos fatores psicográficos (interesses, paixões, habilidades, crenças e valores) (GUILLEBEAU, 2010).
O pré-requisito mínimo para fazer o curso é um computador com webcam e/ ou um celular ou equipamento similar como uma câmera fotográfica ou filmadora.
O curso será formado por turmas mínimas de 10 e máxima de 40 alunos, sendo que para cada 20 alunos, será necessário um tutor responsável. Este tutor terá importante função pedagógica, além de acompanhar e estimular os alunos, a fim de evitar que abandonem o curso antes do seu término.
Estas plataformas, selecionadas e integradas, possibilitam a criação dos cursos e a disponibilização dos mesmos para todo o território nacional. No entanto, a campanha de marketing terá um foco especial nas grandes capitais do país, utilizando as ferramentas do Google (como Adwords), que possibilita a divulgação em nichos de mercado.
O curso foi desenvolvido de forma a obter credibilidade junto ao público. Para tanto, haverá avaliações após cada semana de aula, e será emitida uma certificação. O aluno deve atingir uma nota mínima de 70% para ser aprovado no curso.
O curso e o site serão desenvolvidos para atender pessoas com necessidades especiais. O conteúdo desenvolvido em vídeo terá, juntamente com o professor, os slides com o texto. Será disponibilizado na plataforma de vídeo o áudio, e uma apostila com os textos. Estes textos podem ser lidos por interpretadores de voz já disponíveis na maioria dos computadores.
Os cursos desenvolvidos através de vídeos têm demonstrado ser um recurso pedagógico eficiente, pois mesclam múltiplos tipos de aprendizagem: auditivos e visuais.
A escolha pelo desenvolvimento do curso foi feita baseada no mercado crescente de cursos a distância, segundo avaliação da Associação Brasileira de Educação a Distância. Esta informa que, na média das 306 instituições pesquisadas, os cursos a distância têm em média 390,67 alunos por curso. Com uma atitude conservadora para viabilização do curso, este projeto estima que em um ano sejam capacitados 240 alunos.
O valor de produção de um vídeo torna-se acessível à medida que a tecnologia avança e possibilita a gravação de vídeos de qualidade em aparelhos como celulares, câmeras DSLR, tablets e computadores. Observa-se que no mercado os professores já utilizam este recurso, no entanto, não possuem conhecimentos básicos de produção como iluminação, som e finalização dos arquivos enviados para as plataformas de vídeo disponíveis. Conforme a Associação Brasileira de Educação a Distância demonstra, já existe uma tendência de utilização dos vídeos no conteúdo didático.
Os recursos de vídeos estão cada vez mais acessíveis para todos. Com o avanço da tecnologia e a melhoria da velocidade da internet, os vídeos estão se tornando uma forma multiplicadora de conhecimentos. Um dos fatores do aumento de divulgação de vídeos na web é o crescente mercado de equipamentos que gravam vídeos, tais como câmeras fotográficas, celulares, laptops com webcam e outros aparelhos.
Analisando este mercado, observa-se que os educadores estão utilizando a tecnologia para divulgar seus conhecimentos. No entanto, é preciso um treinamento para que eles utilizem de forma mais profissional esta tecnologia.