O que faz um Designer Instrucional? Principais funções

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A principal função do Designer Instrucional é descrever detalhadamente as etapas de desenvolvimento de um curso a distância e como este será implantado por uma equipe multidisciplinar. Este projeto possibilita de forma sistêmica a comunicação entre os profissionais desde o planejamento até a implantação no ambiente virtual de aprendizagem (AVA), seguindo 5 fases.

Para garantir o desenvolvimento de um curso a distância, o Designer Instrucional possui recursos de design instrucional como o Mapa de Atividades, a Matriz de Design Instrucional, o Storyboard, orçamento e cronograma do projeto, recursos estes que foram desenvolvidos para orientar toda a equipe envolvida na criação do curso via EaD Estes recursos, quando bem trabalhados, são uma forte ferramenta para a análise, planejamento, desenvolvimento e implementação dos cursos. Deve-se salientar que, para a formatação dos cursos, é de fundamental importância que ocorram reuniões periódicas da equipe envolvida para alinhamento estratégico. O planejamento estratégico de um curso EaD fará grande diferença no sucesso deste curso no mercado. Um curso, quando bem planejado, possibilita a aproximação do aluno, diminuindo a distância entre o mesmo e o objeto de aprendizagem.

O Mapa de Atividades tem a função de orientar toda a equipe multidisciplinar no desenvolvimento e implementação de um curso de EaD. Para construir um mapa de atividades é preciso, inicialmente, refletir e elaborar os objetivos de aprendizagem a fim de criar aulas que atinjam um determinado objetivo. Para isto, utiliza-se a Taxonomia de Bloom.

A Taxonomia de Bloom demonstra que, para o desenvolvimento de um curso completo, é necessário que os objetivos de aprendizagem sejam atingidos. A taxonomia de Bloom demonstra que os objetivos educacionais podem ser arranjados numa hierarquia do mais simples (conhecimento) para o mais complexo (avaliação).

Os objetivos gerais de um curso indicam as metas que o curso deve atingir em sua conclusão. Já os objetivos específicos, que são demonstrados por verbos, devem comunicar as expectativas de aprendizagem pelos alunos em cada aula e em cada atividade desenvolvida no curso.

Neste material descritivo de planejamento são especificadas as aulas, os módulos ou semanas, duração planejada do curso, unidades, objetivos específicos de cada etapa. São também definidas as tarefas teóricas e práticas, com as respectivas ferramentas do Ambiente Virtual de Aprendizagem, bem como as notas para cada uma destas tarefas.

A estrutura do mapa de atividades:

  • Aula/semana (período) – deve-se evidenciar o nome da a­­ula, a carga horária, e o período em que esta ficará disponível para o aluno.
  • Unidade (tema principal) – deve-se definir o nome do tema da aula.
  • Subunidades (Subtemas) – deve-se desmembrar o tema em subtemas.
  • Objetivos Específicos – deve-se propor os objetivos segundo a Taxonomia de Bloom. Os objetivos são estabelecidos para cada aula definindo os propósitos educacionais.
  • Atividades Teóricas – deve-se definir as atividades teóricas que serão implementadas na plataforma de educação a distância. Os recursos da plataforma Moodle são: arquivos, livros, páginas, URLs, entre outros. As mídias que devem ser utilizadas, são textos, planilhas, apresentações, vídeos, hiperlinks, entre outros.
  • Atividades Práticas – deve-se apresentar as atividades práticas tais como questionários, fóruns, tarefas, chats, jogos, entre outras. Estas atividades demandam uma ação do aluno, na qual ele deve interagir com o sistema. Neste campo também são definidos os tipos de avaliação de cada atividade que podem ser diagnósticas, formativas ou somativas. Também são disponibilizados o valor (nota) e o período (duração) em que as atividades ficarão disponíveis para o aluno.

OBS: as atividades teóricas e práticas podem ser utilizadas como método de avaliação do conteúdo.

O mapa de atividades é um orientador para que toda equipe envolvida possa desenvolver as atividades planejadas no curso. O Designer Instrucional deve utilizar do seu conhecimento pedagógico e tecnológico para detalhar com a maior precisão possível as tarefas que serão executas por cada componente da sua equipe.

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